ANÁLISE ESTATÍSTICA
Tipos de testes estatísticos indicados para cada análise
HIPÓTESE/OBJETIVO DA ANÁLISE | TESTES PARAMÉTRICOS | TESTES NÃO-PARAMÉTRICOS |
Comparar as medidas de tendência central de 1 grupo com algum valor de referência. | One-Semple T Test. | Wilcoxon One-Sample. |
Comparar as medidas de tendência central de 2 grupos distintos (amostras não pareadas). | T Student Independente. | Mann Whitney U. |
Comparar as medidas de tendência central de 1 grupo avaliado em dois momentos (amostras pareadas). | T Student Pareado. | Wilcoxon Pareado. |
Comparar as medidas de tendência central de mais de 2 grupos distintos (amostras não pareadas). | Kruskal-Walis. | |
Comparar as medidas de tendência central de 1 grupo avaliado em mais de dois momentos (amostras pareadas). | ANOVA Medidas Repetidas. | Friedman. |
Comparar as medidas de tendência central de 2 ou mais grupos avaliados em 2 ou mais momentos. |
MANCOVA; |
|
Analisar se as frequências de distribuição de uma variável categórica se ajustam as frequências previstas por um modelo teórico | Qui-Quadrado de aderência (uma amostra); | |
Analisar se há associação entre as frequências de variáveis categóricas. | ||
Analisar se há associação/correlação entre as medidas de tendência central de dois grupos. | Coeficente de Pearson. | Coeficiente de Spearman. |
Investigar a relação existente entre 1 variável independente e 1 variável dependente contínua. | Regressão Linear Simples. | |
Investigar a relação existente entre mais de uma variável independente e 1 variável dependente contínua. | Regressão Linear Múltipla. | |
Investigar a relação existente entre 1 variável independente e 1 variável dependente categórica dicotômica. | Regressão Logística Simples. | |
Investigar a relação existente entre 1 variável independente e 1 variável dependente categórica com mais de dois níveis. | Regressão Logística Multinomial. | |
Investigar a relação existente entre 1 variável independente e 1 variável dependente categórica ordinal. | Regressão Logística Ordinal. | |
Avaliar a confiabilidade/reprodutibilidade (reliability) dos escores de variáveis contínuas entre diferentes instrumentos de medida, ou observadores, como também a concordância entre o mesmo instrumento de medida, ou observador, em momentos diferentes. |
Alfa de Cronbach (α); |
|
Avaliar a concordância/confiabilidade (agreement) dos escores de variáveis categóricas dicotômicas obtidas por um observador/instrumento em dois momentos ou entre dois observadores/instrumentos em um único momento. | Kappa de Cohen (κ) . | |
Avaliar a concordância/confiabilidade (agreement) dos escores de variáveis categóricas ordinais obtidas por um observador/instrumento em dois momentos ou entre dois observadores/instrumentos em um único momento. | Kappa Ponderado (weighted). | |
Avaliar a concordância/confiabilidade (agreement) dos escores de variáveis categóricas obtidas por mais de dois observadores ou momentos. | Kappa de Fleis. | |
Analisar a normalidade dos dados (análise univariada). | Shapiro-Wilk. |
- Anotações para análise estatística <Clique aqui>.
Avaliação da normalidade dos dados
- Miot HA. Avaliação da normalidade dos dados em estudos clínicos e experimentais. J vasc bras. 2017;16:88–91. <http://www.scielo.br/j/jvb/a/FPW5hwZ6DTH4gvj5mJYpt6B/?lang=pt>.
- Torman VBL et al. Normalidade de variáveis: métodos de verificação e comparação de alguns testes não-paramétricos por simulação. Rev HCPA & Fac Med Univ Fed Rio Gd do Sul. 2012;227–37. <https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-834411>.
- Ghasemi A, Zahediasl S. Normality tests for statistical analysis: a guide for non-statisticians. Int J Endocrinol Metab. 2012 Spring;10(2):486-9. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23843808/>.
Estatística Descritiva
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- ______. Distribuição de frequência. In: A pesquisa e a estatística na psicologia e na educação [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010, pp. 6-13. <http://books.scielo.org/id/yvnwq/pdf/feijoo-9788579820489-04.pdf>.
- ______. Medidas de tendência central. In: A pesquisa e a estatística na psicologia e na educação [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010, pp. 14-22. <http://books.scielo.org/id/yvnwq/pdf/feijoo-9788579820489-05.pdf>.
- ______. Medidas de dispersão. In: A pesquisa e a estatística na psicologia e na educação [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010, pp. 23-27. <http://books.scielo.org/id/yvnwq/pdf/feijoo-9788579820489-06.pdf>.
- ______. Medidas separatrizes. In: A pesquisa e a estatística na psicologia e na educação [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010, pp. 28-30. <http://books.scielo.org/id/yvnwq/pdf/feijoo-9788579820489-07.pdf>.
- FERREIRA, A.R.S. A importância da análise descritiva. Rev. Col. Bras. Cir. vol.47 Rio de Janeiro 2020. Epub 12-Ago-2020. <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912020000100753&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>.
- RODRIGUESA, C.F.S.; LIMAB, F. J. C.; BARBOSA, F. T. Importância do uso adequado da estatística básica nas pesquisas clínicas. Rev. Bras. Anestesiol. vol.67 no.6 Campinas Nov./Dec. 2017. <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-70942017000600619&script=sci_arttext&tlng=pt>.
- Vetter TR. Descriptive Statistics: Reporting the Answers to the 5 Basic Questions of Who, What, Why, When, Where, and a Sixth, So What? Anesth Analg. 2017 Nov;125(5):1797-1802. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28891910/>.
- Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. Chapter 6: Choosing effect measures and computing estimates of effect <https://training.cochrane.org/handbook/current/chapter-06>.
Os dados foram digitados em dupla entrada no programa Excel®. Para verificar inconsistências, foram sobrepostos os bancos por meio do software Microsoft Excel 2016. Dados não recuperáveis foram registrados no banco como missing. A análise dos dados foi feita no programa Stata, versão 15.0. Inicialmente, foi realizado o teste de Kolmogorov-Smirnov com correção de Lilliefors para verificar a normalidade e as variáveis com p-valor>0,05 foram consideradas com distribuição normal (Ghasemi A; Zahediasl S, 2012). Em seguida, foi feita a análise descritiva das variáveis sociodemográficas relacionadas à morbidade e à dor, expressas em frequência absoluta (n) e relativa (%), mediana, intervalo interquartil (IIQ) e valores de mínimo e máximo. Os domínios do WHOQOL-OLD foram ponderados com base em suas respectivas sintaxes e expressos em valores de média e desvio-padrão (DP). |
Conversão de valoresEstimar a média e DP a partir da mediana e IQ <Clique aqui> Estimar o DP a partir do erro padrão ou IC95% <Clique aqui> Estimar o DP a partir do p-Valor e t-Valor <Clique aqui>. Estimar o IC95% para médias e proporções <Clique aqui> Combinar médias e DPs em um único grupo <https://www.statstodo.com/CombineMeansSDs.php> |
Tabelas
- FEIJOO, A.M.L.C. Organização e interpretação da tabela. In: A pesquisa e aestatística na psicologia e na educação [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010, pp. 4-5. <http://books.scielo.org/id/yvnwq/pdf/feijoo-9788579820489-03.pdf>.
- Spriestersbach A et al. Descriptive statistics: the specification of statistical measures and their presentation in tables and graphs. Part 7 of a series on evaluation of scientific publications. Dtsch Arztebl Int. 2009 Sep;106(36):578-83. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19890414/>.
Análise de tabelas de contingência foi utilizada para a investigação de variáveis categoriais, com o resultado estatístico sendo distribuído como qui-quadrado de Pearson (c2). Taxas de sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo (vpp), e valor preditivo negativo (vpn) foram estimadas a partir de tabelas de contingência 2X2. |
Gráficos
- Hertel J. A picture tells 1000 words (But most results graphs do not): 21 alternatives to simple bar and line graphs. Clin Sports Med. 2018;37(3):441–62. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29903385/>.
- Martinez EZ. Description of continuous data using bar graphs: a misleading approach. Rev Soc Bras Med Trop. 2015;48(4):494–7. <https://www.scielo.br/j/rsbmt/a/KfzwDkz5XkVyCjy3TRY8qcn/?lang=en>.
- Spriestersbach A et al. Descriptive statistics: the specification of statistical measures and their presentation in tables and graphs. Part 7 of a series on evaluation of scientific publications. Dtsch Arztebl Int. 2009 Sep;106(36):578-83. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19890414/>.
- Pupovac V, Petrovecki M. Summarizing and presenting numerical data. Biochem Med (Zagreb). 2011;21(2):106-10. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22135849/>.
- Tipos de gráficos:
Escolha do teste estatístico
- Normando D et al. A escolha do teste estatístico – um tutorial em forma de apresentação em PowerPoint. Dental Press J Orthod. 2010;15:101–6.<http://www.scielo.br/j/dpjo/a/qSQTjRQd4YzWQWSkDmBmspn/?lang=pt>.
- Webmaster P. Dental Press – Guia para a escolha do Teste Estatístico adequado para a pesquisa científica [Internet]. 2016. Disponível em: <https://www.dentalpress.com.br/portal/bioestatistica/>.
- du Prel JB et al. Choosing statistical tests: part 12 of a series on evaluation of scientific publications. Dtsch Arztebl Int. 2010 May;107(19):343-8. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20532129/>.
Estatística Analítica ou Inferencial
- FEIJOO, A. M. L. C. Objetivos da inferência estatística. In: A pesquisa e a estatística na psicologia e na educação [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010, pp. 31-38. <http://books.scielo.org/id/yvnwq/pdf/feijoo-9788579820489-08.pdf>.
- ______. Etapas da pesquisa científica. In: A pesquisa e a estatística na psicologia e na educação [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010, pp. 39-42. < http://books.scielo.org/id/yvnwq/pdf/feijoo-9788579820489-09.pdf >.
- ______. Provas estatísticas. In: A pesquisa e a estatística na psicologia e na educação [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010, pp. 43-69. <http://books.scielo.org/id/yvnwq/pdf/feijoo-9788579820489-10.pdf>.
- PAES, A.T. Itens Essenciais em Bioestatística. Arq. Bras. Cardiol. vol.71 n.4 São Paulo Oct. 1998. <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X1998001000003>.
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- Norman GR, Streiner DL. Do CIs give you confidence? Chest. 2012 Jan;141(1):17-19. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22215826/>.
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Análise EstatísticaEstatística no Excel REAL STATISTICS USING EXCEL <https://www.real-statistics.com/>. Suplementos <https://drive.google.com/file/d/19w1hJTiTG04uA3fXoyamZBVyPRwJEJtl/view?usp=sharing>. Estatística no R e RStudio Canal do Prof. Ronaldo Lima Jr. (UNB) <https://www.youtube.com/watch?v=sjX4rPfA_H0&list=PLzkA7H-mNfYhdbUe1e0FMpJDdLj1585zq>. Tutoriais para análise estatística no SPSS Análise descritiva e inferencial (testes de associação e comparação) <Clique aqui>. Análise testes de comparação <Clique aqui>. <Clique aqui>. Análise testes de Regressão (linear e múltipla) <Clique aqui>. Análise testes de Regressão (linear e logística) <Clique aqui>. Análise testes de Validade e Confiabilidade <Clique aqui>. Análise da pontuação do WHODAS 2.0 <Clique aqui>. Tutorial para metanálise Metanálise utilizado o RevMan <Clique aqui>. |
Imputação de dados perdidos
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- Dong Y, Peng CYJ. Principled missing data methods for researchers. Springerplus. 2013 May 14;2(1):222. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23853744/>.
- Lachin JM. Fallacies of last observation carried forward analyses. Clin Trials. 2016 Apr;13(2):161-8. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26400875/>.
- Intention to treat analysis and per protocol analysis. (PMID: 23373104), (PMID: 21897887), (PMID: 18718673).
- Last observation carried forward (PMID: 24911436).
- Multiple imputation (PMID: 16877049).
Cálculo Amostral
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- Brooks GP, Robert SB. The PEAR Method for Sample Sizes in Multiple Linear Regression. Multiple Linear Regression Viewpoints. 2012; 38(2). <http://glmj.org/archives/articles/Brooks_v38n2.pdf>.
- Whitehead AL et al. Estimating the sample size for a pilot randomised trial to minimise the overall trial sample size for the external pilot and main trial for a continuous outcome variable. Stat Methods Med Res. 2016 Jun;25(3):1057-73. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26092476/>.
- Julious SA. Sample size of 12 per group rule of thumb for a pilot study. Pharmaceutical Statistics. 2005;4:287–91. <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/pst.185>. PMID: 37744184
- Charan J, Biswas T. How to calculate sample size for different study designs in medical research? Indian J Psychol Med. 2013 Apr;35(2):121-6. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24049221/>.
- Dell RB et al. Sample size determination. ILAR J. 2002;43(4):207-13. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12391396/>.
- Fraser RA. Inappropriate use of statistical power. Bone Marrow Transplant. 2023 May;58(5):474-477. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36869191/>.
PROGRAMAS
- Programa para Cálculo amostral <http://estatistica.bauru.usp.br/calculoamostral/calculos.php>.
FÓRUMULAS N = tamanho da população. n = tamanho da amostra. δ = nível de confiança escolhido, expresso em número de Desvio Padrão (por convenção utiliza 1,96). P =prevalência do fenômeno, ou percentagem (expresso em decimal). Q = percentagem complementar, ou quociente (Q=1-P). e = erro máximo permitido (por convenção se utiliza 3, 4 ou 5).
CÁLCULO AMOSTRAL PARA POPULAÇÃO FINITA n = δ² x P x Q x N / e² (N-1) + (δ² x P x Q).
CÁLCULO AMOSTRAL PARA POPULAÇÃO INFINITA n = δ² x P x Q / e². |
Exemplos:
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Exemplos:
Estudo transversal O processo de amostragem foi estratificado por grupos para ser representativo para a população do estudo. A amostragem probabilística foi realizada em duas etapas, primeiramente por meio de setores censitárias e depois por domicílios, de acordo com as recomendações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o cálculo final da amostra, foram consideradas estimativa de prevalência de 50%, nível de confiança de 95%, erro máximo de 0,10 e o drawing effect de aproximadamente 2. O tamanho mínimo da amostra para o estudo foi de aproximadamente 400 participantes. A fim de maximizar a representatividade da amostra, 1.557 mulheres foram selecionadas aleatoriamente e entrevistadas. Ensaio clínico Ex. PMID: 18601750 In calculating the sample size, a power of 90% and an α value of 5% were assumed, to detect a mean change in pain intensity, measured on the 100 mm visual analogue scale, of 32.3 mm between the initial and final values among the experimental group, and a mean reduction of 19.8 mm among the control group (standard deviation 31.9 mm). These assumptions require a sample size of 140 patients per group, in a design with two equal groups. We propose to recruit 400 patients in order to allow for a 30% drop out rate. |
Tamanho de Efeito
- Espírito-Santo H, Danie F. Calcular E Apresentar Tamanhos Do Efeito EM Trabalhos Científicos (1): As Limitações Do P < 0,05 Na Análise De Diferenças De Médias De Dois Grupos. Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social. 2015; 1 (1): 3-16. <https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2999091>.
- Lopes JM et al. Clinically significant differences: what to choose? Arq Neuro-Psiquiatr. 2020; 78(06). <https://www.scielo.br/j/anp/a/cCjjfFz4qbHqHf8SPTb3Mpg/?lang=en>.
- Grzybowski A, Mianowany M. Statistics in ophthalmology revisited: the (effect) size matters. Acta Ophthalmol. 2018 Nov;96(7):e885-e888. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30187631/>.
- Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. Chapter 6: Choosing effect measures and computing estimates of effect <https://training.cochrane.org/handbook/current/chapter-06>.
Cálculo e interpretação do tamanho de efeito da intervenção
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- Calculadora para tamanho de efeito em testes não-paramétricos <calculos-tde-kruskal-wallis>.
- Therapies were compared with control groups by measuring difference in mean changes in pain and function scores. An alternative experimental design would be based on a “responder analysis,” namely, comparing the proportion of patients within each therapy who experienced a change greater than the MCID. This type of data presentation could bemore informative because it focuses on patients who experience an improvement at least as large as the MCID. This approach is useful when the data are highly skewed by outliers in such a way that the calculated mean value may be above the MCID even when most patients do not have an effect greater than the MCID. (PMID: 25268441).
- Effective Rate (ER) = (“total number of patients” – “number of patients without response”) /total number of patients; “no response” is defined as no significant change in VAS score after treatment. (PMID: 37143907)
- The primary outcome was the proportion of participants who showed improvement of 50% or more in symptoms between the groups (the difference in the proportion), as assessed by the ? (Instrument) at ? weeks. The proportions of patients with depression recovery and remission based on the PHQ-9 at 4 weeks. The proportion of participants who achieved a score of less than 5 on the PHQ-9 (indicating depression remission). Participants, No./Total No.(%); RR (95% CI) (11 of 24 participants [46%] in theSA group vs 3 of 23 participants in the NSA group[13%]; RR, 1.99; 95% CI, 1.16-3.34; P=.02). Effect size was calculated as RR for dichotomous data. Statistical significance was calculated with Fisher exact test. Intragroup analysis was performed using the Cochran Q test. Intragroup analysis was performed usingth the Friedman analysis of variance test followed by post hoc tests for the differences in PHQ-9 scores at each time point compared with baseline. (PMID: 38032640); (PMID: 35602489); (PMID: 33371123); (PMID: 21178832).
- Proportion Achieving Meaningful Improvement: In addition to the mean change over time in the pain scores, we evaluated the proportion of participants with a clinically meaningful 30% improvement. To compare the proportion of participants with a clinically meaningful response on the RMDQ, NRS, and a global impression of change, the outcomes were dichotomized and tested using χ2 analyses at each point. (PMID: 26903081).
- The Number Needed to Treat (NNT): is the number of patients you need to treat to prevent one additional bad outcome. Is an absolute effect measure which is interpreted as the number of patients needed to be treated with one therapy versus another for one patient to encounter an additional outcome of interest within a defined period of time. NNT = 1 / Absolute risk reduction (π1 – π0). π0 = risk control group (incidende among non exposed / n group). π1 = risk in treatment group (incidence among exposed / n group). (PMID: 28571585).
Testes
Correlação:
-
- Miot HA. Análise de correlação em estudos clínicos e experimentais. J vasc bras. 2018;17:275–9. <https://www.scielo.br/j/jvb/a/YwjG3GsXpBFrZLQhFQG45Rb/?lang=pt>.
Regressão linear simples:
-
-
- Schneider A et al. Linear regression analysis: part 14 of a series on evaluation of scientific publications. Dtsch Arztebl Int. 2010 Nov;107(44):776-82. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21116397/>.
- <https://docs.ufpr.br/~lucambio/CE225/2S2011/texto_2010.pdf>.
- Kim JH. Multicollinearity and misleading statistical results. Korean J Anesthesiol. 2019 Dec;72(6):558-569. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31304696/>.
- Daye ZJ, Chen J, Li H. High-Dimensional Heteroscedastic Regression with an Application to eQTL Data Analysis. Biometrics. 2012 Mar;68(1):316-326. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22547833/>.
- Kroll MH, Emancipator K. A theoretical evaluation of linearity. Clin Chem. 1993 Mar;39(3):405-13. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/8448849/>.
- Emancipator K, Kroll MH. A quantitative measure of nonlinearity. Clin Chem. 1993 May;39(5):766-72. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/8485866/>.
-
Análises bivariadas e múltiplas foram utilizadas para averiguar os fatores associados aos domínios da QV. Na análise bivariada realizou-se regressão linear simples para verificar associação entre as variáveis independentes e os domínios (variáveis dependentes). A seguir, variáveis com p-valor ≤ 0,20 na análise bivariada foram incluídas no modelo de regressão linear múltipla para ajuste das variáveis confundidoras (Schneider A et al., 2010). O método de entrada das variáveis foi feito em etapa única. A magnitude das associações foi apresentada em coeficiente de regressão não ajustado (β) com respectivos IC 95%. Os modelos foram avaliados e validados quanto aos seguintes pressupostos da regressão linear: (i) multicolinearidade pelo fator de inflação de variância (FIV) – considerou-se ausência de multicolinearidade FIV médio < 5,0 (Kim JH et al., 2019); normalidade dos resíduos pelo teste K-S, adotando valores de p do teste > 0,05 (Ghasemi A; Zahediasl S, 2012); (iii) homocedasticidade, avaliada pelo teste de Breusch-Pagan/Cook-Weisberg – a homocedasticidade dos modelos foi confirmada quando valor de p > 0,05 (Daye ZJ et al., 2012); e (iv) linearidade analisada pela visualização gráfica (26). |
Regressão linear múltipla:
-
- Marill KA. Advanced statistics: linear regression, part II: multiple linear regression. Acad Emerg Med. 2004 Jan;11(1):94-102. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14709437/>.
Regressão logística:
-
- Fernandes AAT et al. Leia este artigo se você quiser aprender regressão logística. Rev Sociol Polit. 2021;28:006. <https://www.scielo.br/j/rsocp/a/RWjPthhKDYbFQYydbDr3MgH/?lang=pt>.
- DeMaris A. A Tutorial in Logistic Regression. Journal of Marriage and Family. 1995;57:956–68. <https://www.jstor.org/stable/353415>.
- Sperandei S. Understanding logistic regression analysis. Biochem Med (Zagreb). 2014;24:12–8. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24627710/>.
- Harris JK. Primer on binary logistic regression. Fam Med Community Health. 2021;9:e001290.<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8710907/>.
Kappa:
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- Landis JR, Koch GG. The measurement of observer agreement for categorical data. Biometrics. 1977 Mar;33(1):159-74. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/843571/>.
- McHugh ML. Interrater reliability: the kappa statistic. Biochem Med (Zagreb). 2012;22(3):276-82. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23092060/>.
- Xie Q. Agree or Disagree? A Demonstration of An Alternative Statistic to Cohen’s Kappa for Measuring the Extent and Reliability of Agreement between Observers. 2013. <https://nces.ed.gov/FCSM/pdf/J4_Xie_2013FCSM.pdf>.
Modelo linear de efeitos mistos:
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- Brown VA. An Introduction to Linear Mixed-Effects Modeling in R. Advances in Methods and Practices in Psychological Science. 2021;4:251524592096035. <https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2515245920960351>.
- Kumle L et al. Estimating power in (generalized) linear mixed models: An open introduction and tutorial in R. Behav Res Methods. 2021 May 5. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33954914/>.
Programas
- Randomização <http://randomization.com>.
- Cálculo amostral <http://estatistica.bauru.usp.br/calculoamostral/calculos.php>.
- Poder do teste estatístico <https://stats.oarc.ucla.edu/other/gpower/>.
- Calculadora para tamanho de efeito em testes não-paramétricos <calculos-tde-kruskal-wallis>.
- Tamanho de efeito <https://pedro.org.au/portuguese/resources/confidence-interval-calculator/>.