gov.br

Universidade Federal do Ceará
Grupo de Atenção Integral e Pesquisa em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa – GAIPA UFC

6º CURSO DE FORMAÇÃO EM AURICULOTERAPIA CLÍNICA – TURMA 2024.1

CURSO DE FORMAÇÃO EM AURICULOTERAPIA CLÍNICA DO PROJETO GAIPA-UFC

O projeto de extensão Grupo de Atenção Integral e Pesquisa em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (GAIPA-UFC), do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (DEFisio/FAMED/UFC), estará com pré-inscrição aberta do dia 18 a 24 de dezembro de 2023 para os interessados em participar do “6º Curso de Formação em Auriculoterapia Clínica“ (2024.CS.0596),  tendo como público alvo profissionais de saúde de nível superior com vínculo institucional no Sistema Único de Saúde (SUS) e acadêmicos, extensionistas e servidores graduados de Instituição de Ensino Superior (IES) públicas que atuam na área da saúde.

O objetivo do curso é capacitar profissionais e acadêmicos para o uso da Auriculoterapia na assistência e pesquisa com foco no Sistema Único de Saúde (SUS).

Serão ofertadas 30 vagas e a inscrição se dará mediante a doação de materiais de fisioterapia (Faixa elástica para exercícios; Halteres; Tornozeleira/Caneleira; Disco de Equilíbrio inflável) que serão destinados para uso nas atividades assistenciais e acadêmicas do DEFisio/FAMED/UFC junto a população.

Informações sobre o curso e link para pré-inscrição estão disponíveis no EDITAL N° 38/2023.

Ao final do curso, espera-se que o concluinte tenha as seguintes competências:

• Definir a queixa principal, os desfechos de interesse e o instrumento de medida para avaliação;
  • Identificar as estruturas, zonas e acupontos auriculares correspondentes a sintomatologia;
  • Registrar adequadamente a avaliação clínica e os achados no exame físico auricular (presença, ou não, de disfunção nas zonas auriculares correspondentes);
  • Classificar o problema de saúde de acordo com a taxonomia da CID-11 para os padrões diagnósticos da MTC (Zang-Fu/Meridianos principais);
  • Selecionar de modo adequado os acupontos para tratamento (ponto correspondente, ponto ativo, pontos da MTC, pontos de ação específica, dentre outros);
  • Realizar o registro do procedimento descrevendo o recurso terapêutico utilizado, a orelha estimulada, o tipo de estimulação, a dose (intensidade, frequência, duração) e as orientações para o paciente.
  • Monitorar os resultados e promover efeitos clinicamente relevantes para o paciente.

Exibir: subpáginas.