Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Grupo de Atenção Integral e Pesquisa em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa – GAIPA UFC

Área do conteúdo

Osteoartrite de joelhos: Protocolos semipadronizados de Acupuntura intensiva (3x/sem.) comparados ao Sham para dor e função física.

Data da publicação: 9 de junho de 2021 Categoria: Sem categoria Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Pergunta de pesquisa:

Protocolos semipadronizados intensivos (3x/sem.) de Acupuntura Manual e Eletroacupuntura são mais efetivos que a Acupuntura sham para taxa de resposta na melhora clinicamente importante da intensidade da dor e função física em pacientes com OA joelho? (Impact Factor = 9.586; PEDro score = 9/10).

Principais resultados:

6 em cada 10 pacientes com Osteoartrite de Joelho tratados com Acupuntura Intensiva (3x/sem. por 8 sem.) apresentaram melhora mínima clinicamente importante para intensidade da dor (NPRS >2 pontos) e função física (WOMAC function >6 pontos), com redução média da dor de até 3,52 pontos.

Comentário sobre o estudo:

Estudo multicêntrico duplo-cego (participantes e avaliador) conduzido com 442 pacientes (idade média 63 anos, IMC 25,5, sendo 76% mulheres) diagnosticados com Osteoartrite de joelhos graus 2-3 (Kellgren-Lawrence), com tempo médio de duração de 6,6 anos e intensidade média da dor de 6 pontos (moderada) em uma escala de 0-10, realizado em 9 hospitais da China comparou os efeitos da Eletroacupuntura (EA) e da Acupuntura manual (AM) com Acupuntura Sham (3 braços).

23 acupunturistas (média de 12 anos de experiência) realizaram 24 atendimentos (30min. cada) utilizando agulhas 0.25-mm × 25–40-mm em 5 acupontos obrigatórios: Dubi (ST35), Neixiyan (EX-LE5), Ququan (LR8), Xiyangguan (GB33) e Ashi + 3 acupontos adjuntos segundo o padrão da síndrome energética do meridiano acometido (Taiyang, Shaoyang, Yangming, Three-Yin) nos grupos EA (2/100Hz) e MA (DeQí). O grupo Sham foi tratado com a mesma quantidade de agulhas, entretanto punturando fora dos acupontos com profundidade de 2-3mm e sem estimulo da agulha.

Os desfechos foram mensurados para o joelho mais dolorido, sendo o principal a taxa de resposta e os secundários a NPRS, WOMAC e SF-12. Na 8ª semana o grupo EA apresentou redução média de 3,52 (3,19 a 3,85) pontos, o MA de 3,19 (2,85 a 3,53) e o Sham de 2,45 (2,07 a 2,83). 84,8% dos participantes completaram as 26 semanas de acompanhamento do estudo, sendo que no grupo EA a MCID se manteve em 57% dos participantes, taxa de resposta esta 22,7% maior do que a encontrada no grupo Sham.

Nossa opinião sobre a generalização dos resultados:

24 atendimentos de Acupuntura a um custo médio de R$ 126,00 por atendimento (segundo o RNPF 2020) pode ser inviável para a maioria dos pacientes, acrescido do custo com deslocamento e tempo dispendido nos 3 atendimentos por semana.

Acupuntura possui um efeito inespecífico grande para dor crônica, o que contribui para o efeito total e mudança do desfecho do paciente, justificando a afirmação de que “na acupuntura mesmo errando se acerta”. Vejam que a técnica utilizada no grupo Sham se assemelha com os agulhamentos utilizando mandril e realizados por acupunturistas iniciantes que não possuem precisão na identificação dos pontos.

Entretanto, sabendo que outras abordagens terapêuticas como os exercícios apresentam desafios quanto a implementação e aderência dos pacientes a longo prazo e que medicamentos AINES podem promover efeitos adversos como sangramento do trato gastro-intestinal alto e piora da função renal, e que outras abordagens da acupuntura que exijam menores frequências semanais nas consultas, como a “Moxibustion” e “Ear Acupressure/Auriculotherapy”, podem ser viáveis para o tratamento desta população.

 

Referência do artigo comentado:

  • Tu JF et al. Efficacy of intensive acupuncture versus sham acupuncture in knee osteoarthritis: A randomized controlled trial. Arthritis Rheumatol. 2021 Mar;73(3):448-458. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33174383/>.
Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo